Abrangência de um gerente de projetos.

Author: Ricardo Soares - Postado em: 20/05/2008
Relacionado as categorias: Diversos, Projetos, WB4B | 1 Comment 





Até que ponto deve um gerente de projetos se envolver com o projeto? Alguns diriam totalmente, que ele deve sentir o projeto, até mesmo ser o projeto! Para mim está claro que quanto maior a compreensão do gerente de projetos tem sobre a área do projeto melhor seu desempenho de gerenciamento, ou seja quanto maior a abstração do assunto que o projeto se propõe a resolver melhor será o desempenho do gerente de projetos na condução do mesmo, porem a ciência de gerenciar um projeto, independente da organização que se estude, sempre se limita a algumas áreas de conhecimento. Abaixo apresento as áreas de conhecimento consideradas pelo PMI:

  • Gerenciamento da Integração de projetos: Identifica, define, combina, unifica e coordena os processos e atividades. Nesta área de conhecimento está o processo de criar os documentos descritivos do projeto;
  • Gerenciamento do Escopo do projeto: Garante que o que foi requisitado pelo cliente seja entregue de acordo com o estabelecido;
  • Gerenciamento do Tempo do projeto: Organiza e atende o seqüenciamento das tarefas, o cronograma e os recursos das atividades e dos processos em um projeto.
  • Gerenciamento de Custos do projeto: Envolve processos referentes a estimativas de custo, orçamentação para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado.
  • Gerenciamento da Qualidade do projeto: Identifica padrões de qualidade e possibilita com que tais padrões sejam avaliados para possibilitar a melhoria continua dos mesmos.
  • Gerenciamento de Recursos Humanos do projeto: Processos que organizam e gerenciam as pessoas envolvidas no projeto;
  • Gerenciamento das comunicações do projeto: Garante a coleta a distribuição, a geração, o armazenamento, a recuperação e a destinação das informações do projeto;
  • Gerenciamento de risco do projeto: Identifica, quantifica e administra riscos variados na execução do projeto. Junto com o Gerenciamento de Recursos Humanos do projeto é uma das áreas mais importantes para o gerente de projetos.
  • Gerenciamento de Aquisições de um projeto: Estabelece critérios para gerenciar contratos para com fornecedores de materiais para o projeto.












Comments

One Response to “Abrangência de um gerente de projetos.”

  1. O que é o PMI? : Programa Brasil on May 7th, 2012 3:30 am

    […] Não deixe de ler sobre as tarefas do Gerente de Projetos. […]

Leave a Reply






Últimos posts