Adam Smith (Escocês, economista, filósofo e curioso!)

Author: Ricardo Soares - Postado em: 11/04/2008
Relacionado as categorias: Diversos, Faculdade | 1 Comment 





Ninguém sabe ao certo, porem estima-se que Adam Smith nasceu por volta do dia 5 à 16 de Junho de 1723, posto que seu batismo foi entre estes dias. Smith foi o que consideramos de filósofo moralista posto que ele pregava a moral e os bons costumes com uma abordagem liberal e moderna para seu tempo. Ele era considerado um intelectual e foi uma das principais personalidades envolvidas no movimento conhecido como Iluminismo Escocês, este movimento foi muito importante não só para a Escócia como para todo o mundo sendo um dos movimentos mais importantes para o período conhecido como período do Iluminismo. Nesta época Adam Smith chamou a atenção com obras como “A teoria dos sentimentos morais” e sua obra prima, “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”. Recentemente inclusive foi interpretado pelo jornal “The Wall Street Jornal”, como um defensor do captalismo “leisszes-faire” graças a sua magnum opus.

Smith chegou inclusive a criticar a posição inglesa quanto ao monopólio que ocorria às treze colônias observando que a revolta poderia ter sido evitada se a coroa britânica houvesse praticado o livre comércio e poderia inclusive fortalecer seu poder oferecendo uma cadeira no parlamento. Especula-se que o período em que Smith avaliava a situação Norte Americana junto a Inglaterra foi muito importante para a construção de suas principais obras, inclusive sua obra prima. Teve grande influencia de personalidades como Fancois Quesnay, David Hume, com quem jogava Poker, e Aristoteles. Ele influenciou personalidades conhecidas nos dias de hoje como Karl Max e Friedrich Engels assim como todas as personalidades que assinaram a declaração da independência dos EUA.

Ele viajou muito pela França porem acabou retornando para a Escócia para viver com sua mãe. Veio a falecer no dia 17 de Julho de 1790 e foi cremado. Deixou instruções expressas à alguns colegas para queimar todo seu trabalho não concluído que não fosse passível de publicação e por volta de 1795 as demais obras, como “História da astronomia”, foram publicadas em um editorial conhecido como Ensaios sobre temas filosóficos.

Links
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Smith
http://www.pensamentoeconomico.ecn.br/economistas/adam_smith.html













Comments

One Response to “Adam Smith (Escocês, economista, filósofo e curioso!)”

  1. ellen nayara on May 1st, 2011 10:06 am

    AMEI A HISTORIA DE ADAM SMITH

Leave a Reply






Últimos posts