Ajudem o MySQL

Author: Ricardo Soares - Postado em: 17/01/2010
Relacionado as categorias: Tecnologia, Diversos |  






Michael “Monty” Widenius é conhecido por ser o criador do SGDB MySQL, um dos mais populares, se é que não é o mais popular, SGDB de uso gratuito da Internet, já a algum tempo ele vem postando em seu blog (Monty Says - http://monty-says.blogspot.com/) sobre o intuito da aquisição da Sun pela Oracle. Quando a Sun adquiriu a MySQL AB (e junto com ela os direitos do SGDB MySQL) eu já ví que isto não daria em boa coisa. A Sun é sim uma das maiores corporações no mundo de TI, mas quando se trata de negócios a Sun não é tão grande coisa assim, mas Monty e os acionistas da MySQL AB tiveram várias garantias dos empresários da Sun e acreditaram que não haveria problemas com a venda, agora vemos posts como “Oracle gives only empty promises for MySQL” (Oracle só apresenta promessas vazias ao MySQL) e “Help saving MySQL” (Ajudem a salvar o MySQL).

Bem passado é passado e o que eu penso, ou pensava no passado, não tem nada haver com o que é importante para o momento, ajudar a manter o MySQL um mecanismo gratuito e lucrativo, como já é. Em seu último post Monty anuncia no primeiro parágrafo:

“Uma grande parte da Internet é construída sobre LAMP (Linux, Apache, MySQL and PHP/Perl/Python). Agora Oracle está tentando comprar a Sun.”

Traduzido de http://monty-says.blogspot.com/2009/12/help-keep-internet-free.html

É obvio que o MySQL não é o único banco decente gratuito que exite, existem vários, mas realmente existem várias empresas que dependem do MySQL para sobreviver, não que o fato do MySQL deixar de ser gratuito irá fazer com que estas empresas venham a falência, talvez algumas poucas, mas a maior parte vai migrar seus sistemas e continuar sua vida, talvez até consigam um faturamento a mais migrando sistemas antigos para o novo banco de dados, ou vendendo licenças do próprio MySQL. Uma versão livre do MySQL irá surgir, como aconteceu a algum tempo com o RedHet e o Fedora, mas o fato importante é que o MySQL, por pouco que seja (e na verdade é muito), apresenta para a sociedade uma versão aberta de seus sistemas que faz com que estudos sobre metodologias de armazenamento, pesquisa e apresentação de dados tenham grandes avanços e até uma nova versão do MySQL ganhar a credibilidade necessária muito tempo irá passar.

Por isto, lembre de assinar a petição (http://askmonty.org/wiki/index.php/The_hacking_business_model) e encaminhar um email, como sugerido abaixo. Se você não sabe inglês peça a um amigo para lhe ajudar, mas não deixe de encaminhar o email:

Send this to: comp-merger-registry@ec.europa.eu

If you want to keep us updated, send a copy to ec@askmonty.org

If you have extra time to help, fill in the following, if not, just skip to the main text.

Name:

Title:

Company:

Size of company:

How many MySQL installations:

Total data stored in MySQL (megabyte):

For what type of applications is MySQL used:

Should this email be kept confidential by EC: Yes/No

Copy or use one of the below texts as a base for your answer:

a)

I don’t trust that Oracle will take good care of MySQL and MySQL should be divested to another company or foundation that have everything to gain by developing and promoting MySQL. One should also in the future be able to combine MySQL with closed source application (either by exceptions, a more permissive license or be able to dual license MySQL under favourable terms)

b)

I think that Oracle could be a good steward of MySQL, but I would need EC to have legally binding guarantees from Oracle that:

- All of MySQL will continue to be fully Open Source/free software in the future (no closed source modules).

- Open Source version and dual-licensed version of MySQL should have same source (like today).

- That development will be done in community friendly way.

- The manual should be released under a permissive license (so that one can fork it, the same way one can fork the server)

- That MySQL should be released under a more permissive license to ensure that forks can truly compete with Oracle if Oracle is not a good steward after all.

Alternatively:

- One should be able to always buy low priced commercial licenses for MySQL.

- All of the above should be perpetual and irrevocable.

There should also be mechanism so that if Oracle is not doing what is expected of it, forks should be able to compete with Oracle

c)

I trust Oracle and I suggest that EC will approve the deal unconditionally.

O texto acima foi retirado do post: http://monty-says.blogspot.com/2009/12/help-saving-mysql.html













Comments

Leave a Reply






Últimos posts