Curso de Aplicaçoes WEB em PHP: 06. Sintaxe Básica

Author: Ricardo Soares - Postado em: 07/09/2009
Relacionado as categorias: Planeta PHP, Guias e Tutoriais, Tecnologia, Diversos |  





Delimitando o código PHP

O código PHP fica embutido no próprio HTML. O interpretador identifica quando um código é PHP pelas seguintes tags:

<?php
comandos
?>

<script language=”php”>
comandos
</script>

<?
comandos
?>

<%
comandos
%>

O tipo de tags mais utilizado é o terceiro, que consiste em uma “abreviação” do primeiro. Para utilizá-lo, é necessário habilitar a opção short-tags na configuração do PHP. O último tipo serve para facilitar o uso por programadores acostumados à sintaxe de ASP. Para utilizá-lo também é necessário habilitá-lo no PHP, através do arquivo de configuração php.ini.

Separador de instruções

Entre cada instrução em PHP é preciso utilizar o ponto-e-vírgula, assim como em C, Perl e outras linguagens mais conhecidas. Na última instrução do bloco de script não é necessário o uso do ponto-e-vírgula, mas por questões estéticas recomenda-se o uso sempre.

Nomes de variáveis

Toda variável em PHP tem seu nome composto pelo caracter $ e uma string, que deve iniciar por uma letra ou o caracter “_”. PHP é case sensitive, ou seja, as variáveis $vivas e $VIVAS são diferentes. Por isso é preciso ter muito cuidado ao definir os nomes das variáveis. É bom evitar os nomes em maiúsculas, pois como veremos mais adiante, o PHP já possui alguma variáveis pré-definidas cujos nomes são formados por letras maiúsculas.

Comentários

Há dois tipos dem comentários em código PHP:

Comentários de uma linha:

Marca como comentário até o final da linha ou até o final do bloco de código PHP o que vier antes. Pode ser delimitado pelo caracter “#” ou por duas barras ( // ).

Exemplo:
<?  echo “teste”; #isto é um teste  ?>
<?  echo “teste”; //este teste é similar ao anterior ?>

Comentários de mais de uma linha:

Tem como delimitadores os caracteres “/*” para o início do bloco e “*/” para o final do comentário. Se o delimitador de final de código PHP ( ?> ) estiver dentro de um comentário, não será reconhecido pelo interpretador.

Exemplos:

<?

  echo “teste”;
/* Isto é um comentário com mais
de uma linha,
mas não funciona corretamente ?>
*/

<?
  echo “teste”;
/* Isto é um comentário com mais
de uma linha
que funciona corretamente
*/
?>

Imprimindo código html

Um script php geralmente tem como resultado uma página html, ou algum outro texto. Para gerar esse resultado, deve ser utilizada uma das funções de impressão, echo e print. Para utilizá-las deve-se utilizar um dos seguintes formatos:

print(argumento);
echo (argumento1, argumento2, … );
echo argumento;













Comments

Leave a Reply






Últimos posts