Even off computer!!

Author: Ricardo Soares - Postado em: 08/08/2005
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Você vive sem telefonia móvel, ou internet? Você pode até não utilizar diretamente o seu home banking, mas o seu banco e sua operadora de credito se utilizam da estrutura da internet para se comunicar com seus clientes, fornecedores, concorrentes e órgãos governamentais, se você assiste na TV alguma cena de fatos em outro pais você está vendo uma transmissão através de sistemas de internet, se você vai à salas de cinema realmente modernas você assiste à filmes transmitidos em tempo real através da internet por uma central, e se você é brasileiro vota e declara renda você o faz através da internet! Seus dados são transmitidos através da internet e podem ser acessados através da Internet, esteja você utilizando-a ou não. Mas se a informação é transmitida através da internet e pode ser acessada através da internet, porque ainda há pessoas com medo de utilizar a internet?

Dissertação:

O ser humano se prende muito ao passado e sofre de nostalgia. A escritora Anne Rise em seu romance ?Entrevista com o vampiro? demonstra esta característica humana através do personagem, Lestat, na historia ele é um antigo vampiro que precisa de um vampiro moderno para transporta-lo aos novos tempos. No romance ao se transformar em vampiro o indivíduo sofre melancolicamente de depressão ao lembrar da época em que era humano, de uma época em que ele teoricamente era mais feliz. Rise quis demonstrar como as pessoas se prendem ao passado e que este é um fato compreensível.

Na época em que o telefone ainda não existia, se um rapaz quisesse conhecer uma moça deveria perguntar seu endereço, nome e sobrenome, era a maneira mais fácil de reencontra-la! Em uma outra etapa do desenvolvimento tivemos a invenção dos correios, aonde o povo podia se utilizar de um serviço especifico dos poderosos, só então tivemos a invenção do telefone fixo e até hoje vemos cursos voltados para o atendimento ao publico explicando como se portar ao telefone! Notamos que quem tem celular está pronto a qualquer hora para atender o telefone, esta pessoa está em sintonia com um ambiente aonde ela não pode, ela deve! Ser encontrada a qualquer momento em qualquer local. A telefonia móvel é utilizada como meio de acesso à internet, pesquisas demonstram que o telefone móvel é mais popular que o fixo, e por isso cada vez mais e mais será parte básica da estrutura da internet. Não precisaremos mais lembrar o nome ou o email de nossos contatos, eles simplesmente estarão lá.

Eu não sei qual será mas é importante planejar o futuro, para não ser pego por uma onda brusca e impessoal de mudança quando a verdadeira e nova revolução tecnológica surgir. James Gleick escreveu sobre esse assunto em seu livro Faster, vimos pessoas publicando artigos em relação ao livro com frases do tipo ?Você pode multiprocessa? Mesmo sem um computador??, discutindo o que Gleick havia trazido à luz do publico, o fato de que as telecomunicações estavam avançando de forma a intervir na quantidade de informações que recebíamos diariamente! Entretanto é comum as pessoas que leram o livro não se aperceberem de que o mesmo não trata exclusivamente de um indivíduo fictício no passado, mas também do futuro do próprio leitor. O problema discutido por Gleick é que as pessoas devem se preparam para as mudanças que ainda virão.













Comments

Leave a Reply






Últimos posts