Executivos da Mckinsey criticam o uso da TIR

Author: Ricardo Soares - Postado em: 14/04/2009
Relacionado as categorias: Diversos, Faculdade | 1 Comment 





O calculo da TIR leva em consideração que os fluxos de caixa intermediários do projeto são reaplicados em outros projetos os quais resultam em uma taxa de retorno igual ou superior a TIR do projeto sendo avaliado, logo, se um projeto apresenta fluxos de caixa intermediários e estes não podem ser reaplicados a uma taxa de retorna similar a TIR o valor da TIR resultante do calculo não será correto.

 

Graças ao fato de que geralmente  a taxa de retorno dos fluxos re-aplicados é inferior a TIR executivos da Mckinsey Co. do Canadá recomendam abandonar o uso da TIR, posto que ela acaba gerando uma expectativa incorreta sobre o valor investido, chegando a casos de emitir comunicados confusos e a inflacionar a remuneração de dos executivos e investidores.

 

É observado também neste estudo que 75% das empresas quase sempre utiliza o TIR como nivelador para escolha de opção de investimento, ou seja a TIR é amplamente utilizada e por sua popularidade é muito improvável que seu uso seja descontinuado, sendo assim a grande recomendação da Mckinsey Co. é incentivar o uso da TIRM para que os valores apresentados sejam mais próximos da realidade.

 

(Este texto foi construído à partir de uma análise efetuada sobre a reportagem publicada pela HSM Management de Jan-Fev de 2005 na página 106)













Comments

One Response to “Executivos da Mckinsey criticam o uso da TIR”

  1. Kallebe Sozua on August 22nd, 2015 1:55 pm

    Estava procurando saber sobre isso, ótimo blog obrigado. Já adicionei aos favoritos!

Leave a Reply






Últimos posts