Frank Bunker Gilbreth

Author: Ricardo Soares - Postado em: 06/03/2008
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Você conhece Gilbreth? Deve conhecer e nem sabe quem é, foi um dos pais da administração moderna. Tenho feito alguns estudos sobre a vida de alguns genios da administração e este foi um deles …


Dissertação:
Foi um dos fundadores do Taylorismo (Administração cientifica)

Nasceu em Fairfield no estado de Maine no dia 07 de Julho de 1868 e faleceu na mesma cidade no dia 14 de Julho de 1924.

Iniciou sua carreira profissional como aprendiz de ladrilheiro (fabricante de ladrilhos) chegou a atuar como engenheiro na cidade de New York e eventualmente lecionava na universidade de Purdue no estado de Indiana nos EUA, que até hoje guarda seus papeis, porem atingiu o sucesso na cidade de Boston como construtor entre 1895 e 1911.

É conhecido graças aos estudos que fez tendo sua esposa (Lillian Moller Gilbreth) como parceira referente a movimentos das massas sociais em especial empregados e empregadores e como tais hábitos influenciavam os resultados de produtividade da empresa, assunto este debatido no livro Estudo dos movimentos .

Frank e Lillian tiveram doze filhos (1 faleceu ainda hovem) e à partir deles veio a inspiração para construir os estudos identificando fatores que julgavam importante para o trabalhador executar um trabalho manual. Ele identificou tais fatores com o nome de Therblings e listou os seguintes: Examinar; Localizar; Selecionar; Guardar; Posicionar; Montar; Utilizar; Desmontar; Inspecionar; Carregar transportador; Descarregar transportador; Pre-posicionar para próxima operação; Soltar carga; Atraso eminente; Atraso controlável; Planejar; e Descansar para prevenir fadiga. (A tradução dos fatores podem estar incorretas, para saber mais visite a página http://en.wikipedia.org/wiki/Therblig)

Gilbreth ficou realmente famoso graças ao filho Frank Gilbreth, Jr que escreveu o livro Cheaper by the Dozen que por sua vez virou um filme tendo este duas versões, uma em 1950 e outra em 2003 tendo Steve Martin com o papel de pai e Hilary Duff como uma das filhas. No Brasil o filme tem o nome “Papai batuta”. O filme é bem popular ao estilo “sessão da tarde” e descreve as dificuldades de um casal de atingir seus sonhos profissionais tendo que levar em conta a criação de seus 12 filhos (Particularmente gosto muito deste filme).

Faleceu graças a um ataque cardioco.

Taylor trabalhava a idéia de diminuir o tempo de um processo para aumentar sua eficiência enquanto Gilbreth levava a idéia de diminuir a quantidade de “movimentos” em uma tarefa faz com que Gilbreth seja contraditório ao ideal Taylorista, apesar de ser classificado como Taylorista alem do que Gilbreth é criticado pelo fato de ter utilizado seus filhos como cobaias, não pelo fato de serem crianças mas pelo fato de que a autoridade de um pai é diferente da autoridade de um empregador, principalmente no mundo moderno.

Uma curiosidade sobre seus estudos, alem do fato de utilizar seus filhos como cobaias para os estudos, é que o casal utilizava freqüentemente uma câmera cinematográfica em seus estudos para identificar as variações de posição que a mão do trabalhador poderia ter.













Comments

Leave a Reply






Últimos posts