Frederick Winslow Taylor

Author: Ricardo Soares - Postado em: 17/04/2008
Relacionado as categorias: Faculdade, Diversos |  





Também conhecido como F.W.Taylor, ou simplesmente Frederick Taylor. Foi um engenheiro mecânico norte americano que trabalhou para melhorar a eficiência industrial. Nasceu na cidade de Pensilvânia, no estado da Filadélfia à 20 de Março de 1856. Sua família fazia parte de um grupo de religiosos conhecidos como Quakers, ele queria cursar Harvard porem sua família era pobre, o que o forçou a escolher uma carreira alternativa, ele trabalhava de dia e estudava a noite em um curso por correspondência do Stevens Institute of Technology, vindo a se graduar em 1883, quando começou a desenvolver sua filosofia enquanto trabalhava na Midvale Steel Works. A primeira oportunidade de testar suas teorias foi na empresa Bethlehem Steel, em que trabalhou de 1898 à 1901.

Taylor era contra sindicatos, ele acreditava que a gerencia industrial de sua época era muito amadora e que seria possível ensinar gerenciamento de pessoas por meio de escolas e faculdades. Esta gerencia precisava de funcionários qualificados e a própria qualificação do funcionário seria possível à partir de um gerente bem treinado, ele foi o primeiro a afirmar que um precisava do outro para evoluir e que de certa forma os sindicatos seria uma entidade política construída apenas para atrapalhar o desenvolvimento de ambos.

Foi o advogado Louis Dembitz Brandeis, que em 1910 cunhou o termo Administração científica, que posteriormente também veio a ser conhecida como Taylorismo, enquanto defendia em seu caso conhecido como “Eastern Rate Case” alegando que as construtoras poderiam economizar US$ 1 milhão ao dia utilizando-se da administração científica. Que eu saiba Taylor publicou apenas um livro, Princípios da administração científica, em 1911.

Taylor influenciou, e continua a influenciar, diversas personalidades. Dentre elas temos nos EUA quase todos os pais da administração moderna como Gantt, Ford e Gilbreth. Na antiga USSR Taylor influenciou na criação da Lenin e Stalin e na França teve muita influencia em Henri Fayol. Algo engraçado é que a universidade de Harvard, a que Taylor tanto queria estudar, foi uma das primeiras faculdades no mundo a oferecer um curso de administração científica em 1908.













Comments

One Response to “Frederick Winslow Taylor”

  1. jose eduardo on April 6th, 2010 2:08 pm

    tudo sobre taylor

Leave a Reply






Últimos posts