gOS, gPhone e nosso mais novo Sistema Operacional, o Android

Author: Ricardo Soares - Postado em: 19/11/2007
Relacionado as categorias: Mobile, Diversos |  





Resenha:
Google lança seu primeiro sistema operacional, o Android, um sistema para Celulares. Tivemos também um hype sobre o gOS, mas este …

Dissertação:
No início do mês tivemos diversas noticias sobre o suposto Sistema Operacional do Google, isto aconteceu graças a um grupo de pessoas que criou uma distribuição Linux que teria como objetivo divulgar diversos sistemas Google, como o gmail, o orkut, o Google Docs e outros. Porem apesar do sistema com o nome gOS (www.thinkgos.com) utilizar diversos aplicativos desenvolvidos pelo Google como chamariz além do nome, que ficou muito ligado ao Google, ele não possui nenhuma ligação com a empresa Google, ele não foi desenvolvido pela equipe do Google, ele não é disseminado pelo Google, é apenas uma distribuição Linux.

Na verdade o gOS teve um lugar ao sol graças aos anúncios do Google referentes ao projeto gPhone, o mercado estava especulando alguns contratos do Google com empresas como Nokia e Ericsson na expectativa de que a empresa estaria planejando desenvolver uma espécie de hardware padrão para telefonia móvel, após alguns meses de expectativa finalmente o sistema foi apresentado ao publico. Batizado de Android o projeto gPhone foi descrito como uma distribuição Linux com diversas implementações da equipe do Google que o faziam diferente de um Linux, como o Opie. O Android será uma platarforma de telefonia de código aberto suportado pela empresa Google.

O projeto gPhone tem como objetivo fazer com que a tecnologia da telefonia móvel esteja mais acessível ao povo, assim como o Linux fez com o Sistema Operacional. Juntamente com o Android o Google disponibilizou um SDK especifico para o projeto e junto com ele um premio de 10 mil dólares para pessoas que desenvolverem softwares de boa qualidade para a plataforma. Para ter sucesso nesta empreitada o Google fundou o grupo Open Headset Alliance (www.openhandsetalliance.com) que será um grupo aberto com o objetivo de desenvolver softwares para a plataforma Android.

O projeto é muito interessante e quebrará barreiras. Alguns celulares com baixo poder de processamento devem ganhar uma sobrevida, porem para o momento nada irá acontecer, aparelhos, como o iPhone e o Prada da LG, terão uma opção de sistema operacional à mais e em tempo o Android pode vir a apresentar evoluções no mundo Open Source que irá exceder a expectativa do mundo corporativo e abrir novas portas para novos produtos, desenvolvedores de sistemas de ERP, p. ex., poderão desenvolver à um preço muito mais acessível códigos que interajam diretamente com seus programas.

Alguns links
Android at Google Code
Cadê o meu Gphone?
Open Headset Alliance

Vídeos
Android Demo
Androidology - Part 1 of 3 - Architecture Overview













Comments

Leave a Reply






Últimos posts