iPhone breaktrough?!?!

Author: Ricardo Soares - Postado em: 11/01/2007
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Não existe no português uma palavra correta para breakthrough, a interpretação correta seria uma inovação revolucionária! Segundo as palavras do próprio Steave Jobs o iPhone é um breakthrough para telefonia móvel, para o iPhod e para a Internet! …

Dissertação:

Após alguns anos de pesquisa e dúvida no mercado a Apple finalmente lança o tão esperado iPhone, para quem nunca ouviu falar o iPhone é o celular da Apple Computers Inc., que inclusive está alterando o seu nome para apenas Apple Inc., a empresa não espera parar de fabricar desktops e servidores, porem acredita que para melhor descrever outros produtos é melhor alterar o nome. O aparelho realmente demorou a aparecer, a empresa em verdade foi cautelosa, efetuou alguns testes e parceria na área de telefonia, diferente da Microsoft podemos dizer que ela demorou mas trouxe algo interessante.

Breakthrough é uma palavra muito forte, não é atoa que sua maior utilização é em marketing e não em tecnologia. E o que tem o iPhone? É um aparelho celular com capacidade para 16h de conversação, GSM quadri-band, wide-screen (3.5 polegadas resolução de 320×480 em 160ppi), viva-voz, máquina fotográfica de 2mp, Wi-Fi, EDGE, Bluetooth, tendo ainda 2 opções de HD, uma com 2GB (US$499,00) e outra com 8GB (US$599,00). O aparelho por ser wide-screen é também touch-screen e traz diversos outros aparatos tecnológicos não encontrados em um celular comum e alguns softwares que já estão em uso por outros aparelhos, alguns fabricados pela própria Apple, como sensores de movimento para saber se o conteúdo deve ser apresentado em portrait (normal) ou landscape (retrato), ou ainda se você está levando o celular ao ouvido (atendendo/fazendo uma ligação) para que você não fique ?teclando? com a bochecha no touch-screen. Quando vi os vídeos do aparelho não encontrei o stylus* e a primeira coisa que pensei foi o que tem o iPhone para ser especial?

O aparelho nada mais seria do que a próxima geração de iPods se não fosse a função de telecomunicação, tirando os sensores e a “finura”, que é legal, existe uma certa quantidade de aparelhos com estas tecnologias, eles estão à algum tempo no mercado e ainda tem o stylus! O aparelho tem um ótimo suporte ao touch-screen e vendo alguns vídeos não acredito que sua falta seja um problema para a aceitação, principalmente se levarmos em conta que grande parte das pessoas não acredita que o stylus funciona! A tecnologia utilizada no touch-screen é a multi-touch, diferente da tecnologia convencional esta permite a entrada de comando por multiplos pontos** Basicamente o aparelho tem muita tecnologia, mas para ser chamado de breakthrough em minha opinião só isto não basta!

Uma revolução não necessariamente é uma evolução, na maior parte das vezes é apenas uma nova maneira de pensar e é justamente isto que o iPhone nos traz. Alguns usuários vão estranhar utilizar o MAC OS X e navegar no Safari, isto não será um grande problema, mesmo que a industria não crie alternativas (como um linux que rode no aparelho), posto que poderão acessar de forma “estilosa em sua finura” uma página em qualquer lugar à qualquer momento enquanto escutam uma música e falam ao telefone (podendo ainda ser uma tele-conferencia). A Cisco está processando a Apple pelo uso de sua marca registrada iPhone e as ações da blackbarry caíram mais de 7 pontos na nasdaq, a maior parte das outras empresas de telefonia caíram mais que 3 pontos quando o iPhone foi lançado. Ele chega ao publico em Julho nos EU, isto dará algum tempo para empresas como a Nokia e a Sony Ericsson responder ao mercado porem ele é na verdade o primeiro aparelho a convergir diversas novas tecnologias criadas e utilizadas para os negócios porem popularizadas pela diversão de uma maneira muito interessante de interagir e isto talvez fará o aparelho ser revolucionário ao ponto prometido pelos marketeiros da Apple.

Não perca de ver os vídeos!
Lançamento do iPhode
Lançamento na CNN (contem partes do vídeo acima)
Mais detalhes sobre o keynote de Steve Jobs com Apple TV e outros.
Escolhendo uma música no ambiente de audio.
Ler e responder email
Navegar no Safari
Reportagem da CNBC discutindo valores e provaveis previsões de mercado
Vídeo fake antigo do Projeto iPhone com o nome de iTalk
Aproveite para ver um pouco da Macworld 2007
Alguns outros ?breaktroughs?!
Vídeo referente ao multi-touch.
Vídeo sobre o multi-touch e reconhecimento de voz, muito interessante.
Touch-screen em uma tela projetada em um vidro.
Projeção em 3D
* Stylus é aquela canetinha que vem geralmente com um aparelho palm-top para facilitar a inclusão de informações
** vendo os vídeos, p. ex., podemos ver um momento em que o usuário da um zoom em uma parte da foto pressionando o indicador e o polegar e afastando os dois dedos como que querendo aumentar aquela área da foto, comando compreendido e executado pelo aparelho.












Comments

Leave a Reply






Últimos posts