iPhone, Palm Foleo e Surface, a evolução ainda está por vir!

Author: Ricardo Soares - Postado em: 02/06/2007
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Eu preciso de adquirir um novo aparelho celular, não vou gastar muito agora, imagino que em aproximadamente dois anos tudo o que conhecemos de tecnologia irá ser alterada.

Dissertação:

Pite Thompson da Microsoft apresentou o aparelho com a interação de uma vídeo câmera e dois smartphones, a tecnologia pode interagir com materiais convencionais, como copos, pratos, talheres, tesouras, pinceis, canetas e praticamente qualquer outra “coisa”! Pode simular imagens que virtualizem dimensão e textura de uma forma nunca visto antes, pode identificar o tamanho e a cor de objetos posicionados acima do aparelho possibilitando assim com que desenvolvedores de softwares possam criar animações e aplicativos que interajam com qualquer “coisa”. Ele ainda está atrelado à uma mesa, a tecnologia precisa de receptores gigaantescos que me fez lembrar os antigos aparelhos de TV com aqueles longos tubos, porem diferente do iPhone, que também possui a interface multi-toutch, ele tem uma área maior para interação pois utiliza uma tecnologia de reconhecimento de vídeo para construir a interface multi-toutch. Enquanto o iPhone, que utiliza tecnologias mais convencionais, a tencologia do Surface possibilita reconhecer O QUE está tocando na tela!

A tecnologia pode vir a revolucionar o mercado na maneira com que as pessoas interagem com computadores. A alguns meses vimos o iPhone, da Apple e algo que passou desapercebido na semana passada é que a empresa Palm anunciou um novo produto, o Palm Foleo, plugados à ele smartphones que utilizem Windows ME ou Palm OS podem ser acessados com um visor e um teclado maior. O Foleo não é um lapbook, apesar de ter um visual praticamente idêntico, ele é apenas um aparelho que possibilita uma interação maior com o smartphone. Segundo a empresa Palm, em um futuro não muito distante os aparelhos celulares irão ter um grande poder de processamento, comparável aos computadores atuais, porem ainda não nos acostumamos a acessa-los em uma pequena tela, precisamos de um meio mais dinâmico para interagir com estes aparelhos. Certamente o aparelho da Palm não fará tanto sucesso, atualmente podemos interagir com nossos smartphones pelo próprio desktop, mas me chamou a atenção de que diferente do iPhone o Surface não é pequeno, é justamente um trambolho, é gigante, é do tamanho de uma pequena mesa de jantar, e este é um diferencial para o produto em relação ao iPhone, não estou falando que um é melhor que o outro, mas ao meu ver um complementará o outro. A verdade é que no futuro você irá sair de casa com o seu iPhone, mas chegando NO trabalho, ou DO trabalho, você irá posicionar o seu iPhone em um Surface, automaticamente fazer backup de seus dados e interagir com ambos de uma maneira muito mais intuitiva.

Existe uma teoria de que todas as tecnologias utilizadas hoje em dia serão totalmente diferente da tecnologia utilizada dentro de cinqüenta anos, outras empresas estão trabalhando em interfaces multi-toque, reconhecimento de audio, vídeo e diversas outras tecnologias que farão parte de nosso futuro e que certamente irão interagir umas com as outras, mas eu gostei da frase de Bill Gates, “every desktop will be a computer!”

Recomendações de vídeo
Microsoft Surface - Demo by CNET video
Microsoft unveils the SURFACE
Microsoft surface computer
Microsoft “Surface” - The Magic - official microsoft video
Microsoft Surface: Business 2.0 Demo
Microsoft Surface Teaser
Surface Computing: Microsoft PlayTogether Demo

Recomendações para leitura
iPhone breaktrough?!?!













Comments

Leave a Reply






Últimos posts