Meshups, o futuro da internet!

Author: Ricardo Soares - Postado em: 27/10/2007
Relacionado as categorias: Diversos | Leave a Comment 





Resenha:
Você já sonhou com uma plataforma integrada na qual você efetua login e pode operar desde seu computador caseiro até o sistema de sua empresa, podendo fazer desde declaração de imposto até um racha na ultima versão do jogo que saiu? …

Dissertação:

A muito tempo eu sonhei com um software que integrasse diversos aplicativos da web, como orkut, o NewYork Mail e o Yahoo Calendar, até arquitetei um início de software, mas não fui muito longe, o tempo e o dia-a-dia não deixaram. Este meu sonho está dando seus primeiros passos com as rede Meshups, temos alguns exemplos já conhecidos como o Meebo que integra diversos IMs (Internet Messengers) como o MSN e o ICQ. Meshups são softwares que integrão outros softwares todos em uma única plataforma, com este tipo de software você pode ter um profile no gazzag, um no yahoo e outro no orkut e manter as informações e interação com seus amigos todos em um único local. Ainda não conheco nenhum que faça isto, entretanto a cada dia surge um novo serviço de meshup que não me assustaria se encontrasse um amanhã.

Devo chamar a atenção para dois pacotes interessantes, o IBM Meshup starter kit e o Yahoo Pipes, O software da IBM é um software voltado para criar um Mashup server, ele seria instalado em coorporações e efetuaria processamento de diversas ferramentas para entregar a seus usuários diversos tipos de interações com sistemas, bancos de dados, páginas de internet, planilhas eletrônicas, arquivos word e diversos outros pontos de dados. Já o Yahoo Pipes é mais simplista e é voltado para usuários caseiros, você ainda pode utilizar ele para escafandrar a internet por você e trazer apenas aquilo que lhe for útil.

Ainda estamos no início deste fenomeno que irá fazer parte de nosso futuro, mas por enquanto você pode ir conhecendo o openkapow, o netvibes, o Yahoo Pipes, o Meeboo, o Pageflakes e o programableweb













Comments

Leave a Reply






Últimos posts