Microsoft abre o formato de documentos MS-Office

Author: Ricardo Soares - Postado em: 01/03/2008
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Microsoft faz uma promeça que por tabela irá auxiliar a comunidade de código aberta a se desenvolver, será que é o início ou o fim …


Dissertação:
A Microsoft, conhecida por manter o código de seus aplicativos fechado, abriu o formato dos documentos mais populares do conhecido kit de primeiros socorros de todos escritório do planeta, o Microsoft Office, com isto a comunidade que fornece aplicativos de códigos abertos vão poder ter maior conhecimento e criar aplicativos alternativos e de boa qualidade que salvem arquivos do MS-Word ou MS-Excel com melhor qualidade.

A Microsoft está mudando aos poucos sua politica de vida, está começando com o Microsoft Open Specification Promise (http://www.microsoft.com/interop/osp/default.mspx), é bem possível que mais cedo ou mais tarde tenhamos a notícia de que o código do próprio sistema operacional seja gratuito, porem este é muito imaturo falar disto para o momento. Alguns bloggueiros estão comentando que quem sai perdendo com tipo de politica são empresas como a IBM e a Oracle que se embasam na atual política da Microsft para justificar sua política atual.

Você pode estar se perguntando, e dai? Mas este anuncio da Microsoft é muito importante http://samadeu.blogspot.com/2008/02/o-dia-internacional-para-liberdade-dos.html. A verdade é que o fato da Microsft ter aberto os formatos .DOC pode não ser grande coisa, o MS-Office está mudando o formato de seus documentos, e os novos formatos, como o . DOCX, não estão descritos nas especificações abertos ao publico (http://www.microsoft.com/interop/docs/OfficeBinaryFormats.mspx), porem ainda assim é um grande paço para a comunidade de código aberto. Em uma questão entretanto todos concordão, a Microsoft só tem a ganhar com este movimento.

Links
http://xml.coverpages.org/ni2006-09-12-a.html
http://andigutmans.blogspot.com/2008/02/microsoft-to-extend-windows-eco-system.html
http://samadeu.blogspot.com/2008/02/se-microsoft-abrir-o-seu-cdigo-para-que.html













Comments

Leave a Reply






Últimos posts