Node.js: Como começar

Author: Sara Silva - Postado em: 09/07/2013
Relacionado as categorias: Tutoriais do Conhecimento, Guias e Tutoriais, Tecnologia |  





 Node.JS

Os tempos estão melhorando cada vez mais para os desenvolvedores web. Alavancados pelo HTML5, o eminente abandono ao Flash, a ubiquidade dos dispositivos móveis e a certamente por causa do crescimento de uso do Node.JS, que permite a execução assíncrona de JavaScripts diretamente no servidor.

O Node.JS por si só é revolucionário e com certeza é o futuro próximo do desenvolvimento moderno em JavaScript. Nesse pequeno artigo, quero recomendar algumas coisas para que você se torne um desenvolvedor Node.JS confiante que poderá criar aplicações modernas e robustas.

Porque aprender Node.JS?

O JavaScript é a linguagem da web para hoje e inquestionavelmente para um futuro próximo, porque não existe nenhuma alternativa ao JavaScript no horizonte. A organização ECMAScript está a todo vapor para continuar avançando no desenvolvimento da linguagem JavaScript. E o Node.JS permite aos desenvolvedores criarem aplicações modernas com JavaScript como única linguagem server-side.
Com o passar do tempo de entendimento do Node.js, você será capas de desenvolver aplicações em tempo real, rápidas, escaláveis e usando banco de dados, além disso você terá um conhecimento para se adaptar rapidamente a qualquer framework JavaScript emergente no mercado, como o Derby.js e o Meteor.js.
Vale a pena estudar o Node.js, porque diferentemente de alguns anos atrás, quando era extremamente necessário você saber uma linguagem server-side como PHP, Ruby, Java, Python ou Perl para construir uma aplicação dinâmica, escalável e com utilização de banco de dados, hoje você pode usar apenas o JavaScript para isso. Já vale a tentativa, não acha?

Para começar…

1 - Tenha consciência que não se aprende qualquer linguagem da noite pro dia, é necessário muito suor e dedicação para dominar qualquer tipo de linguagem;
2 - Verifique se você tem um ambiente de desenvolvimento adequado, faça a instalação conforme as orientações, recomendo esse tutorial;
3 - Adquira alguns livros e leia alguns tutoriais;
4 - Saiba que o Node.js não é recomendado para aplicações pesadas que usem banco de dados relacionais;

Mais recursos

Site oficial (em inglês)
O que é Node.js?
Aprendendo Node.js com confiança(em inglês)
Repositório GitHub













Comments

2 Responses to “Node.js: Como começar”

  1. Caio Ribeiro Pereira on August 26th, 2013 5:46 am

    Faltou falar da comunidade NodeBR - http://nodebr.com
    E também desse blog que fala muito sobre Node.js http://udgwebdev.com :)

  2. Ricardo Soares on September 29th, 2015 1:26 pm

    Em agradecimento a Samanta da Udemy estou divulgando o link do https://blog.udemy.com/node-js-tutorial/ que é justamente um tutorial gratuito de Node.js, está em inglês mas com o Tradutor do Google fica fácil.

Leave a Reply






Últimos posts