O que é ITIL e como ele começou

Author: Ricardo Soares - Postado em: 13/08/2011
Relacionado as categorias: Tecnologia | 1 Comment 





O universo da informática possui dois mundos, um que se dedica as tarefas operacionais, que é algo mais matemático, e outro que é voltado para o desenvolvimento de software, que é algo mais “artistico”. Esta afirmação vem do fato de que para se montar um data center ou atender uma demanda de um usuário você geralmente precisa simplesmente parametrizar alguns elementos envolvidos e implementar a execução, já para se desenvolver um software, além de se saber parametrizar, é necessário também conhecer uma linguagem e entender como o usuário iria interagir com o software sendo desenvolvido, assim como implementar esta interação no computador. O mundo do desenvolvimento de softwares possui diversas técnicas de desenvolvimento, mas aqui iremos falar sobre o ITIL que é para se gerenciar este outro mundo, o mundo operacional.

O termo ITIL é um acrônimo do Inglês Information Technology Infrastructure Library que traduzido seria algo como Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia de Informação, porem não é utilizado a tradução para o Português, por aqui nós simplesmente utilizamos o acrônimo ITIL. É comum explicar que ITIL é um framework administrativo para a gestão de TI (seria um framework para ITSM ou Information Technology Services Management), mas é algo complexo de se explicar para pessoas que não tenham contato com a palavra framework, por isto eu geralmente falo que ITIL é uma técnica administrativa para gestão de TI, ou simplesmente “recomendações de melhores práticas” para a gestão de um departamento de TI.

Nas décadas anteriores a 1980 o consumo de tecnologia da informação cresceu muito e muito rápido, o governo britânico observou que se deixasse como estava teria problemas pois cada setor do governo, assim como as empresas que ele contratava, estava começando a ser seu próprio TI com suas própria regras e formas de trabalho, por isto o governo requisitou a Agencia de Computação Centralizada e Telecomunicações para montar um texto contendo recomendações de como um setor de TI deveria ser conduzido, padronizando assim como as partes operavam em TI. O texto resultante fui inspirado no ciclo PDCA de W. Edwards Deming e era composto por vários livros, cada um com recomendações das várias áreas de atuação específicas de TI descrevendo checklists, tarefas e procedimentos que deveriam ser seguidos para o bom andamento do setor. Hoje vários outros frameworks foram criados, dentre eles o ISO/IEC 20000, o COBIT, o IT governance framework da ISACA e outros, mas o ITIL é um dos mais antigos e mais utilizados até os dias de hoje. No Brasil temos o forum itSMF que desde 2003 vem divulgando e discutindo o uso do ITIL no país (http://www.itsmf.com.br/).

Temos um total de 11 livors listados: “Service Delivery” (ISBN 0113300174); “Service Support” (ISBN 0113300158); “Business Perspective Volume 1” (ISBN 0113308949); “Business Perspective Volume 2” (ISBN 0113309694); “Planning to Implement IT Service Management” (ISBN 0113308779); “Software Asset Management” (ISBN 0113309430); “Security Management” (ISBN 011330014X); “ITIL Small-Scale Implementation” (ISBN 0113309805); “Applications Management” (ISBN 0113308663); “ICT Infrastructure Management” (ISBN 0113308655); e “Software Maintenance Management” (ISBN 0470147075); e dia 9/07/2011 foi lançado no Brasil uma nova tradução atualizada para o português, que você pode adquirir no site do itSMF Brazil por £299,00 (Duzendos e noventa e nove Libras Britânicas).

O que é ITIL em 30 segundos (vídeo em Inglês)

ITIL explained simply & visually (vídeo em Inglês)













Comments

One Response to “O que é ITIL e como ele começou”

  1. Ricardo Soares on June 29th, 2015 6:00 am

    Acabei deletando sem querer um post do Cleyton, como é interessante ai vai o post na integra.

    Relacionado a certificação ITIL eu vi um curso bacana voltado para ITIL RCV no site: http://www.curseduca.com.br Lá tem um curso interessante que passa um bom complemento para essa certificação intermediária. E como é difícil achar um curso complementar para essas certificações, é bem interessante.

Leave a Reply






Últimos posts