phpConference Brazil 2007 (Pós evento)

Author: Ricardo Soares - Postado em: 03/12/2007
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
Ocorreu neste final de semana em Osasco/SP a segunda edição do phpConference Brazil, o evento contou com a participação de grandes nomes globais da área de tecnologia relacionados a popular linguagem de programação PHP, este ano tivemos a presença de Lucas Smith que trabalha com o desenvolvimento do projeto PHP desde 2002 sendo um dos contribuintes mais ativos do projeto PEAR e Cesar Rodas, um desenvolvedor que ganhou vários prêmios do site phpClasses.org com projetos e idéias inovadoras.

Dissertação:

O evento durou dois dias, seu novo formato possibilitou com que, diferente do ano passado os palestrantes tivessem 30min extras na explicação de suas palestras, fazendo com que as palestras começassem em horários mais corretos. Mesmo com tal formato falhas ocorreram, como todo projeto a execução do evento teve alterações no decorrer da execução, a mais infeliz foi a falta do palestrante David Coallier por motivos de problemas no momento do embarque para o Brasil, o que fez o segundo dia começar com atraso e modificações nas primeiras horas do evento. Mesmo contando com tal situação a segunda parte do segundo dia correu de acordo com o planejado e tivemos a oportunidade de ver nomes como Manuel Lemos discorrer sobre o funcionamento do site phpClasses.org, Marcelo Araújo explicando sobre como desenvolver códigos em linguagem C para ser utilizado como funções em PHP, Igor Feghali comentando sobre suas experiências com o projeto PEAR, Guilherme Blanco, comentando sobre spyders e crowlers assim como Er Galvão Abbott apresentando importantes informações sobre segurança.

No primeiro dia tivemos a ausência de Willian Fernandes por motivos de saúdes, porem mesmo com tal inconveniente tivemos a nossa escolha diversos outros temas para acompanhar, em meu caso fui acompanhar a palestra de Márcio de Souza Pessoa, que falou sobre segurança em PHP, Souza esteve presente na CONISLI deste ano apresentando a palestra de segurança mas aproveitou o phpConference para lançar um livro sobre o assunto e dar mais detalhes pois sua palestra foi apresentada em dois horários sendo separada em duas partes. Tivemos realmente a falta de Willian no primeiro horário entretanto particularmente não observei nenhum problema que fizesse o evento perder fôlego ou brilho.

Ricardo Striquer Soares diretor de TI da empresa curitibana idéias.ual esteve presente para apresentar duas palestras, em uma das quais comentou sobre segurança para sistemas em PHP, Striquer explicou quais fatores de segurança levam um sistema a ser considerado inseguro e como proteger sistemas online de atacantes reais e comentou algumas situações ocorridas no passado sobre problemas que tem no dia-a-dia referente a segurança. “O evento é muito gratificante para nós profissionais, demonstra que o PHP está mais visível no mercado de trabalho e cresce cada vez mais sua importância na web brasileira …” disse Striquer.













Comments

One Response to “phpConference Brazil 2007 (Pós evento)”

  1. Willian Fernandes on December 3rd, 2007 5:27 pm

    Realmente,
    tive problemas de saúde a semana toda e não consegui chegar em tempom para a primeira palestra no PHPConference, mas a segunda palestra eu apresentei normalmente.

    Foi interessante, o pessoal gostou, participou e a experiência de falar para mais ou menos 80 pessoas foi muito interessante para mim.

    Bom, só passei aqui para me desculpar pela ausência na primeira palestra e comentar a segunda.

    Abraços,

Leave a Reply






Últimos posts