Projeto Natal da Microsoft, uma experiência de vida.

Author: Ricardo Soares - Postado em: 02/10/2009
Relacionado as categorias: Diversos, Tecnologia | Leave a Comment 





Tenho andado totalmente sem tempo, mas não pude deixar de registrar isso. Eu já falei aqui do futuro do Gamming, do iPhone, do Surface e agora falo do Projeto Natal! Quando a Apple lançou o iPhone eu falei que não era lá grande coisa (continuo com a mesma idéia), quando a Microsoft lançou o Surface eu falei que ali poderia ter algo de interessante pois o Surface reconhece objetos para trazer opções diferentes ao usuário, se você coloca um copo a mesa reconhece que é um copo e se você estiver, por ex., em um restaurante o Surface pode identificar se o copo está vazio, e lhe oferecer um cardápio completo de itens para sua escolha, mas faltava algo, a mesa era um trambolho, grande e pesado! Esta semana a Microsoft se superou e apresentou o Projeto Natal.

O projeto Natal é quase inacreditável para os tempos de hoje, tenho estudado um pouco sobre física para relaxar e observei que nos últimos anos temos avançado muito no conhecimento subatômico e cósmico, mas essa tecnologia não usa nada de novo, é um pequeno aparelho que faz a função de uma câmera tridimensional, que é acoplado ao XBOX 360, esta câmera faz o reconhecimento do ambiente e identifica personagens interagindo com o ambiente, é uma tenologia similar a do Surface mas muito mais compacta, porem diferente do Surface este aparelho possibilita com que o XBOX possa processar o reconhecimento de voz, sim …, é claro que as propagandas estão em inglês, mas o português tem tido muito avanço com os algoritmos atuais e não se preocupe, você em breve também poderá ter o seu Natal e interagir com o XBOX, conversando com os personagens como os Norte Americanos o fazem nos vídeos.

Tudo é tão legal que ninguém mais ninguém menos que o próprio Spilberg deu uma entrevista para falar de sua experiencia com o aparelho e não economizou palavras sobre o assunto, ele comentou que a Microsoft não re-inventou a roda, ela simplesmente inventou um novo conceito do tipo “esqueça a roda!”. Abaixo selecionei alguns vídeos sobre o assunto muito interessantes para ver, neles você verá uma família inteira interagindo com o jogo, uma tele-conferencia entre duas amigas na qual uma amiga sugere uma roupa para a outra mostrando uma nova experiência de compra aos usuários na qual a amiga pode visualizar como ficará o vestido indicado antes mesmo de ter ele em mãos. Não poderia deixar de fora Milo, o personagem virtual que realmente conversa com você, reconhece seus sentimentos e interpreta o que você quer. Vale a pena assistir cada um deles.

E é claro, quase ia me esquecendo, o projeto foi criado por um curitibano (isso mesmo, um brasileiro da cidade de Curitiba/PR) que adorava a cidade de Natal (no Rio Grande do Norte) e por isto resolveu homenagear a cidade, além do fato de que a palavra Natal tem origem na palavra latina nativitas que significa nascimento, e realmente, o projeto significa o nascimento de um novo tempo de interatividade e comunicação entre os seres humanos.

Para terem uma idéia o lema do projeto é “The only experience you need is life experience!” (A única experiencia que você precisa é a experiência de vida). Vou escrever um pouco mais sobre a tecnologia nos próximos posts. Divirtam-se com os vídeos por enquanto.

Propaganda introdutória do projeto:

Um exemplo de uso do sistema no evento E3 onde ele foi apresentado pela primeira vez ao publico.

Um exemplo de interatividade, um usuário pinta uma tela no “Paint Brush” mais moderno da atualidade.

O Garoto Milo conversando com Clare
(Muito bom, explica algumas capacidades de reconhecimento)

Site oficial do projeto:
http://www.xbox.com/en-US/live/projectnatal/













Comments

Leave a Reply






Últimos posts