Você conhece o Laravel? Pois deveria…

Author: Sara Silva - Postado em: 20/08/2013
Relacionado as categorias: Planeta PHP, Tecnologia |  





Laravel Framework

Com pouco mais de 2 anos, o Laravel se tornou bem popular entre os desenvolvedores web, principalmente nos últimos meses, após o lançamento da sua nova versão, a 4.0.

Mesmo você lidando com algumas inconsistências do PHP, o Laravel é capaz de abstrair quase todas elas, provendo a você uma sensação de uma linguagem elegante, como o Ruby, mas com toda a facilidade do PHP.

O Laravel já vem com o Eloquent, um ORM que “repensa” completamente tudo o que tem a ver com base de dados. Geralmente usamos MySQL com PHP, e o que temos de retorno da base de dados é um “resource object”, que você precisa passar por alguma função para capturar o resultado. No Laravel, tudo é retornado como PHP padrão, na verdade são objetos que você pode modificar e salvar. Você pode fazer coisas como combinar resultados de múltiplas tabelas para salvar em suas chamadas ao banco, facilmente fazer coisas como validação e queries customizadas. Como um bônus, se você não gosta de SQL, essas mesmas coisas podem ser feitas em POO, usando métodos simples e “entendíveis” como find e delete.

E isso é apenas a ponta do iceberg das melhorias que o Eloquent nos apresenta, e só por essa pequena parte, já vale a pena a tentativa. O Laravel apresenta esse tipo de inovação para cada campo do PHP, incluindo coisas como templates, rotas, migrations, classes RESTful e mais. Mas o melhor de tudo é que o criador do Laravel, Taylor Otwell, continua a aumentar significativamente as funcionalidades em cada novo release, com a ajuda da comunidade.

Ultimamente não é sobre qual framework utilizar, mas qual é o suporte da comunidade. Enquanto houver suporte para um projeto, ele vai ser relevante e constantemente atualizado. Se a sua preocupação é sobre quanto tempo ele vai permanecer popular, então você deve começar a utilizar e se tornar ativo na comunidade, só assim o Laravel continuará popular.













Comments

Leave a Reply






Últimos posts