Web 2.0 o upgrade do ano!

Author: Ricardo Soares - Postado em: 01/05/2006
Relacionado as categorias: Diversos | Leave a Comment 





Resenha:
Poderíamos comparar o movimento que ocorre atualmente com a renascença! Assim como na renascença o conhecimento existia, entretanto um dos diferenciais que fez com que o período fosse tão marcado foi justamente a disseminação de tais conhecimentos. Outra característica forte da renascença foi experimentar a junção de vários conhecimentos. Estas tecnologias existem já há algum tempo, entretanto apenas agora começaram a ser utilizadas em conjunto e como partes integrantes de sistemas complexos. Tudo é tão antigo entretanto paradoxalmente tão novo.

Dissertação:

O termo Web 2.0 tem sido utilizado para discriminar sistemas desenvolvidos utilizando-se de algumas tecnologias específicas, como web services, web syndication, e outros. A palavra foi popularizada graças a uma conferencia realizada ao final do ano de 2004 pelas empresas O`Realy Media e MediaLife International, de lá para cá ele tem sido utilizado para denotar novidades na Internet, como o Windows Life, blogs e wikis.

O que ocorre é que o número após a palavra nos faz imaginar um upgrade, e upgrades são feitos com atualização de software, ou hardware, mas neste caso não existe necessidade real de atualização. Tais tecnologias visão serem utilizadas em uma conexão ?veloz?, mas se observarmos a conexão veloz faz parte de nosso dia-a-dia, e mesmo quem utiliza navegadores antigos, como IE 5 e o Firefox 0.9, também não precisam de atualizar nada. Antigamente quando se usava o termo imaginava-se uma atualização gigantesca em sistemas de banda, em hardware diferenciado para prover tal banda, as mudanças ocorreram de maneira modesta e discreta, mas o fato é que elas já estão ai.

Poderíamos comparar o movimento que ocorre atualmente com a renascença! Assim como na renascença o conhecimento existia, entretanto um dos diferenciais que fez com que o período fosse tão marcado foi justamente a disseminação de tais conhecimentos. Outra característica forte da renascença foi experimentar a junção de vários conhecimentos. Estas tecnologias existem já há algum tempo, entretanto apenas agora começaram a ser utilizadas em conjunto e como partes integrantes de sistemas complexos. Tudo é tão antigo entretanto paradoxalmente tão novo, o web services é uma definição utilizada desde o ano de 1998, web syndication é conhecida desde 1997, Ajax, outra tecnologia também importante para o cenário, é de 1998, o próprio termo é tão novo que ainda não temos um consenso para sua definição. O que nos resta é esperar para ver o que virá pois hoje o futuro novamente desponta em pródigo alvorecer, ou seja, estamos passando por uma nova revolução social, o computador já não é um objeto para poucos, os nerds se tornaram geeks e a Internet não é mais um parque de diversões, com isto as pessoas estão interessadas em deixas suas informações disponíveis na Internet o que traz uma nova faze de desenvolvimento de softwares webbased com ênfase na usabilidade e disponibilidade.













Comments

Leave a Reply






Últimos posts