XO-1, Asus Eee e Intel Classmate, o notebook de U$100 de amanhã para comprar hoje

Author: Ricardo Soares - Postado em: 29/11/2007
Relacionado as categorias: Diversos |  





Resenha:
É tanto as especulações quanto ao laptop de U$100,00 que os fabricantes de PC resolveram investir, já faz algum tempo a Intel abriu a arquitetura do Classmate e a Asus anunciou o projeto Eee, já a OLPC (One Laptop per Child) continua com o planejamento de seu produto com o Sugar …


Dissertação:

Na virada da década de 80 Steve Jobs e Bill Gates tinham uma visão, a visão de um computador em cada lar americano, era algo sem sentido e até assustador para a época, o tempo evoluiu e eles conseguiram não exatamente atingir o sonho, mas ficaram satisfeitos, ao final da década de 90 então que Seymour Papert e Alam Kay começaram a falar sobre um laptop por criança até que em 2006 a UNDP (Unated Nations Development Program) no forum de Davos anunciou que estaria apoiando o projeto.

A organização OLPC já desenvolveu diversas versões do projeto o menor valor que conseguiram chegar foi a U$188,00 ela está iniciando um projeto “Get one, give oneque venderia o XO-1 (Nome dado ao aparelho) nos EUA e no Canada por U$400,00 e para cada Laptop vendido seria doado um para países em desenvolvimento. A campanha funcionou tão bem que o OLPC estendeu as vendas a nível global. Esta campanha está possibilitando com que o projeto tenha mais dinamismo e o produto virou um brinquedo de gente grande curiosa.

A Intel e a Asus vendo o sucesso do XO-1 construíram produtos alternativos com o mesmo nível de funcionalidades e de menor preço que estão chegando ao mercado brasileiro, espero eu, ainda este ano. A Intel abriu a arquitetura do Classmate PC possibilitando que entusiastas e empresários possam copiar a arquitetura do hardware e a Asus por sua vez lançou o Asus Eee PC um modelo similar porem com um visual sólido e menos atrativo para crianças.

Em breve veremos os laptops com wireless e memórias flash de 500Mb se popularizarem então talvez estejamos entrando em uma nova era da computação distribuída.













Comments

Leave a Reply






Últimos posts