WBS (EAP) a alma de uma gestão matura de projetos

Author: Ricardo Soares - Postado em: 30/04/2008
Relacionado as categorias: WB4B, Diversos |  





WBS (Work Breakdown Structure), também conhecida no Brasil como EAP (Estrutura Analítica de Trabalho), é uma ferramenta para controle de projetos utilizado na metodologia PMBok. A definição técnica descreve o WBS como “… uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto …” (PMBok Terceira edição Pág 363).

A idéia de um WBS é diminuir a complexidade de um projeto facilitando a abstração de seu conceito. Quando pensamos em um projeto como a construção de um navio vez por outra pensamos ser algo monumental, porem se separarmos a construção em etapas o projeto se torna algo simples e passa a ser algo mais humano, ou seja, algo possível de ser executado. Para “simplificar o simplificador” poderíamos comparar o WBS com um deadline, seriam datas pre-determinadas no projeto informando quando cada item será entregue. É extremamente útil, na verdade é essencial para um projeto de média escala, com ele caso o cliente esteja atrazado para a entrega de um item podemos apontar para ele que o prazo de entrega do projeto pode ser comprometido graças a entrega de algum item antes do final do projeto e se isto for algo complicado para o cliente podemos então re-adequar o projeto antes mesmo de termos problemas com o tempo de entrega diminuindo assim as chances de falha na conclusão do mesmo.

Cada entrada de um WBS é conhecido como Work Package (Pacote de trabalho), ou seja, o Work Package é uma subdivisão do WBS. Para facilitar vamos fazer um exemplo de WBS do projeto “Produção de um navio”

1. Produção de um navio
1.1 Planejamento
1.2 Design
1.2.1 Conceito
1.2.2 Protótipo
1.3 Execução
1.4 Testes
1.5 Entrega

Observem que o primeiro nível deste WBS exemplo é o próprio nome do projeto, não é algo obrigatório, porem tenho observado isto como prática. Explicando melhor cada um dos itens na listagem acima é um deadline, ou seja, tem prazos e responsáveis, e cada um é conhecido como Work Package (Pacote de trabalho).

Não deixe de ler sobre as tarefas do Gerente de Projetos, sobre a descrição do que seria o PMP e o PMI na visão de Alex Amarante em sua entrevista para o programa Vertical S/A e sobre nossa definição de o que é PMI













Comments

2 Responses to “WBS (EAP) a alma de uma gestão matura de projetos”

  1. Thiago Neves on March 18th, 2013 1:08 pm

    Prezados,

    Por gentileza, gostaria de uma orientação.

    Nomeamos a EAP para projetos, porém gostaria de saber se para programas devemos utilizar a mesma nomeclatura e qual a justificativa para isso!

  2. admin on March 23rd, 2013 11:24 am

    Thiago Neves,

    Como cada projeto tem um EAP específico então utilizar a mesma nomenclatura pelo simples fato de ser igual no final das contas é ignorar a demanda do projeto. Porem se você conseguir com que ambos os projetos estejam com a mesma estrutura então um fato legal é que a EAP seria mais simples de ser lembrada e por consequência também de ser seguida, se você trabalhar com equipes similares em ambos os projetos (um recurso que trabalhe tanto em um quanto no outro projetos) fica mais fácil para o recurso sair de um projeto e ir para outro.

Leave a Reply






Últimos posts