O que é o PMI?

Author: Ricardo Soares - Postado em: 06/05/2008
Relacionado as categorias: Diversos, Projetos | Leave a Comment 





PMI é uma organização não lucrativa que tem o intuito de desenvolver e divulgar métodos de desenvolvimento de projetos, para tanto o instituto desenvolve uma série de trabalhos e congressos ao redor do mundo.

Fundada em 1969 por cinco associados a quantidade de associados não para de crescer, tem atualmente mais de 260mil associados em mais de 170 países, isto ocorre graças ao fato de ser a instituição que apresenta o padrão ANSI de gerenciamento de projetos. Existem outras instituições, como a ISO, que também tem padrões para a gestão de projetos, porem o PMI é tido como a instituição que gera o padrão ANSI.

PMI (http://www.pmi.org/) quer dizer Instituto de gerenciamento de projeto (Project Management Institute) e tem hoje três níveis de certificado: Certified Associate in Project Management (CAPM); Project Management Professional (PMP); e Program Management Professional (PgMP). Sendo que destes 44mil são inscrições renovadas anualmente.

Apesar de ter um status de “não lucrativo” é comum vermos a sociedade questionando tal fator posto que todas as ações efetuadas pelo PMI são cobradas e apesar de ter um custo operacional muito baixos valores repassados são sempre expressivos.

O Brasil conta com um conselho regional nacional (http://www.pmi.org.br/) e alguns locais, conhecidos como chapters, os mais conhecidos são o de São Paulo (http://www.pmisp.org.br/) e o do Rio de Janeiro (http://www.pmirio.org.br/)

Não deixe de ler sobre as tarefas do Gerente de Projetos, sobre a descrição do que seria o PMP e o PMI na visão de Alex Amarante em sua entrevista para o programa Vertical S/A e sobre WBS a alma de uma gestão madura de projetos













Comments

Leave a Reply






Últimos posts