Como alterar o HD de uma máquina virtual do tipo VirtualBox mesmo sendo vmdk
Author: Ricardo Soares - Postado em: 21/03/2013
Relacionado as categorias: Diversos, Tecnologia | 4 Comments
Antes de mais nada você terá que executar no shell (em windows é o cmd e em linux pode ser o terminal) o comando abaixo:
VBoxManage modifyhd "file.vdi" --resize 81920
O parâmetro numeral do “resize” acima é em MB, ou seja, o comando acima vai transformar a máquina virtual de x para 80G de tamanho.
O problema é se sua máquina virtual estiver em outro formato que não o VDI, você terá que utilizar os comandos do exemplo abaixo para transformar para VDI e depois se for o caso retornar para o formato final:
VBoxManage clonehd "source.vmdk" "cloned.vdi" --format vdi VBoxManage modifyhd "cloned.vdi" --resize 51200 VBoxManage clonehd "cloned.vdi" "resized.vmdk" --format vmdk
Observe que neste caso ao clonar o HD você irá gerar um novo código de identificação para o HD, de forma que basta acessar a configuração da máquina virtual e alterar o loca para onde a máquina virtual está apontando o arquivo do HD. Depois de ligar a máquina você pode apagar os arquivos antigos.
Note também que para fazer esta jogada você precisa de ter espaço em dobro de sobra na sua máquina virtual, se você for fazer o procedimento com um HD que hoje possui 100G terá que ter no mínimo mais 100G de sobra para fazer a clonagem.
Até ai são os comandos do VirtualBox, dai para diante basta baixar o Live CD do GParted que o software é bem autoexplicativo e utilizar ele para redimensionar o HD no novo espaço providenciado.
Comments
4 Responses to “Como alterar o HD de uma máquina virtual do tipo VirtualBox mesmo sendo vmdk”
Leave a Reply
Caro, eu fiz os passos que você me informou, porém não consegui obter sucesso. Existe alguma outra forma? Grato.
Gilles, não tem como não dar certo, observe se:
* Você está no diretório certo e atuando com o arquivo de HD certo quando transformando ele de VMDK ara VDI, quando está fazendo o modifyhd e transferindo ele de VDI para VMDK.
* Você conferiu se o arquivo que estava associado a máquina virtual é o VMDK alterado, o VBox trabalha com identificação de HD de forma que o arquivo gerado ao final é um clone do clone e por isto tem que ser devidamente registrado no “Virtual Media Manager” e depois associado com a Máquina Virtual.
* Você não esqueceu de passar o GParted para fazer o resize do HD depois de ligar a máquina virtual com o novo HD registrado.
Se fez tudo isso e não funcionou deve ter ocorrido algum erro em algum log, tente encontrar e me copie aqui que lhe auxilio.
Ótima matéria !!!
Parabéns.
Show de Bola.
Ótima Matéria